A função de um advogado criminalista passa muitas vezes por diminuir a condenação de um réu, sobretudo quando ocorrem provas muito claras da existência de um crime.
Embora a absolvição nesses casos não seja possível, a obtenção de um regime de pena mais brando para o apenado passa por um árduo trabalho do advogado criminalista, especialmente nos casos de reincidência.
Porém, mesmo nesses casos é cabível a adoção do regime prisional semiaberto aos reincidentes condenados a pena igual ou inferior a 4 anos, se favoráveis as circunstâncias judiciais, e nesse ponto entra o trabalho do advogado criminalista.
A demonstração dos requisitos favoráveis nas circunstâncias judiciais acaba sendo papel da defesa, como o não envolvimento de em organizações criminosas, possuir ocupação lícita, participação na comunidade em que esta inserido entre outros demonstram que o réu possui condições favoráveis.
Portanto, não deixe de procurar um advogado criminalista para obter uma boa orientação, visto que a obtenção de regime prisional favorável pode reduzir o impacto da pena na vida do condenado.